Tipos de Perolados

Autor: José Paulo Correia

Publicação: 12-01-2018

A variedade Perolado é das mais recentes existentes nos Periquitos, tendo sido estabelecida em 1974.

Esta variedade foi muito bem aceite pelos criadores, e criadores de topo como Jo Mannes, sendo atualmente das variedades mais populares. Esta época coincidiu com um grande desenvolvimento em relação à forma e posição dos Periquitos Ondulados em detrimento das características da variedade. Salientam-se como principais defeitos, a ausência de pérolas ou spots na máscara, marcas demasiado claras nas costas, mancha amarela ou branca na nuca semelhante aos arlequins dominante, opalescência e ainda as marcas nas costas verdes ou azuis em vez de pretas. Nas aves de fator duplo é fácil encontrar aves com manchas verdes, verdes cinzentas, azuis ou cinzentas no corpo.

Na última década do século passado surgiram duas novas mutações com as mesmas características dos perolados existentes até então. Passámos a chamar aos Perolados ou simplesmente Perolados ou Perolados Clássicos para os distinguir dos outros. Às novas variedades de Perolados chamámos Perolados Melânicos, devido à existência de mais melanina nestas variedades. Chamo à atenção que os Melânicos não são Clássicos mal marcados mas sim Perolados com mais melanina e com duas diferentes variedades de fator simples e de fator duplo.

Perolado Dinamarquês

Azul Celeste Face Amarela

de Duplo Fator

Atualmente existem duas variedades de Perolados Melânicos, uma com mais melanina do que outra. São ambas variedades dominantes e as aves de fator duplo têm muito menos melânica do que aves de fator simples, tal como acontece nos Perolaldos Clássicos. Uma delas é mais próxima da Perolado Clássico e outra muito próxima da variedade Normal, isto nas variedades de fator simples. Nas duas variedades melânicas existem duas características comuns e diferenciadoras dos Perolados Clássicos: as pérolas da máscara são cheias a preto, semelhantes à variedade Normal e a cauda é Amarela ou Branca com uma risca preta no meio da cauda. Os Perolados Melânicos de fator duplo caracterizam-se por ter as costas amarelas ou brancas e cor do corpo uniforme. Nos Melânicos mais próximos dos Clássicos a cor do corpo é igual à de fator simples mas diluída em cerca de 50% em relação à cor normal dos Periquitos. Nos Melânicos com mais melanina as aves têm a cor do corpo uniforme e semelhante às aves normais e as costas Amarelas ou brancas como em todos os Perolados.

Os perolados melânicos mais próximos dos clássicos apareceram em primeiro lugar na Dinamarca, tendo os clubes locais determinado o seu standard, atribuindo-lhe o nome de Perolado Dinamarquês. Os perolados melânicos com mais melanina são denominados Caudas Claras, já que nas aves de fator simples o que os distingue da variedade normal é precisamente a cauda amarela ou branca com uma risca preta.

Perolado Dinamarquês

Verde Claro

de Fator Simples

Como acontece em todos os Perolados, existem variações na intensidade das marcas na transmissão destas variedades, havendo descendentes de uma ave, crias com marcações mais claras e outras com marcações mais escuras. É tarefa do criador selecionar as aves com as marcações adequadas. No entanto, um Perolado Dinamarquês com marcações mais claras não se confunde com um Perolado Clássico com marcações mais escuras, acontecendo mesmo para os Caudas Claras em relação aos Perolados Dinamarqueses.

Nos Perolados Melânicos não se encontram os defeitos mais comuns dos Perolados Clássicos, provavelmente por serem menos populares e de não serem cruzados com outras variedades.

Estas variedades não são ainda reconhecidas pela Budgerigar Society, pela WBO ou pela COM. O Perolado Dinamarquês tem standard no clube alemão organizador do Campeonato da Europa em Karlsruhe, havendo uma classe destinada a estas aves.

O CPCPO irá apresentar brevemente os standards destas variedades e permitir que sejam expostas nas suas exposições em classes que também, em breve, serão divulgadas, aves que pertençam as estas novas variedades.

Perolado Cauda Clara

Verde Claro

de Fator Simples

Este site utiliza cookies com objetivo de melhorar a sua utilização. Ao navegar no site está a consentir a sua utilização.