Breve história do CPCPO - Clube Português de Criadores de Periquitos Ondulados

Autor: Armando Cerezo

Publicação: 15-03-2021

O periquito ondulado é uma ave originária das regiões áridas e semiáridas da Austrália, da família dos Psitacídeos e do género Melopsittacus que vive em bandos compostos por milhares de aves e que nidificam nos eucaliptos.

Em 1805, o periquito australiano foi descrito, pela primeira vez, por Shaw e Nodder com o nome Psittacus undulatus. O primeiro nome referia-se ao facto de ser um psitacídeo e o segundo às marcas onduladas da cabeça e das asas. Trinta e cinco anos depois, o famoso naturalista inglês John Gould observou os seus sons e acrescentou a palavra melo (som), antes da palavra Psittacus, ficando definitivamente Melopsittacus undulatos.

Quando John Gould retornou à Europa, levou consigo os primeiros periquitos que aos poucos foram ficando conhecidos, dando início à criação em cativeiro. Em 1850, já eram criados em larga escala em Antuérpia, na época centro do comércio mundial de aves de gaiola, e a partir daí espalharam-se por toda a Europa e consequentemente começaram a aparecer diversas mutações que alteram as cores, marcações e inclusive a sua morfologia (1881 Azuis Celeste, 1920 Branco, 1924 Malvas, 1932 Albino, 1935 Cinzento, 1936 Opalino, 1937 Violeta, anos 70 long flights).

Os “long flights” alteraram drasticamente a morfologia do periquito, apresentando estes grandes cabeças, um corpo maior e penas da cauda e das asas extremamente longas. Esta mutação apareceu originalmente Inglaterra nos aviários de Ken Farmer e Frank Wait e rapidamente contaminou os aviários Ingleses espalhando-se posteriormente por todo o mundo, daí ser chamado a este periquito Inglês hoje também conhecido como Padrão de Postura.

Em Portugal, na década de oitenta surgem criadores de periquitos de Padrão Inglês que, com grande esforço e dificuldade, conseguem importar aves do Reino Unido e Alemanha, começando a expor as suas aves, as quais competiam com os periquitos australianos (hoje «periquitos de cor») e com aves cruzadas. Paralelamente ocorreram várias atividades de formação promovendo o progressivo aumento da qualidade das aves e as competências dos criadores. Surge assim a necessidade de criar uma plataforma comum que agrupasse os criadores portugueses dos Periquitos de Standard Inglês para troca de experiências, para poderem competir entre eles, para terem anilhas coloridas por ano, que foi uma inovação trazida para Portugal pelo CPCPO. Em 1987 é criado o CPCPO - Clube Português de Criadores de Periquitos Ondulados, o primeiro clube ornitófilo temático português que se afastava dos clubes generalistas que há data quase só se dedicavam à canaricultura.

O CPCPO teve como principais sócios fundadores os criadores Fernando Madeira Rodrigues, Carlos Castro que foi o grande incentivador do clube, José Paulo Correia e Armando Cerezo. A estes se juntaram muitos outros dos quais se destacam o Dr. Rui Pessoa Amorim responsável por na época ter trazido para Portugal muito do plantel de periquitos padrão inglês, bem como a introdução em Portugal dos Perolados ou Spangle, Rui Teixeira, diversas vezes campeão mundial, João Mello Cabral que era um dos poucos juízes de periquitos que existiam, José Luís Figueiredo e Vítor Amorim.

No século XXI surge, na ornitologia mundial e em particular nas exposições de periquitos, uma grande alteração, com a criação duma nova secção nas exposições, a dos periquitos de cor, vulgarmente conhecidos como periquitos australianos ancestrais que até aí estavam afastados das exposições. Esta alteração teve como consequência uma explosão no aparecimento de novos criadores e de aves em exposição. Tal facto fez que Fernando Madeira Rodrigues tivesse uma conversa numa exposição em 2016 com José Brazio, José Paulo Correia e Armando Cerezo, com o objetivo de fazer renascer o CPCPO que estava adormecido. Assim, em março de 2017 e sob a liderança dos criadores José Brázio, José Paulo Correia, Fernando Madeira Rodrigues, Armando Cerezo, Vítor Amorim e João Oliveira, refunda-se o Clube com registo na conservatória e novos estatutos que tem como finalidade representar os seus associados junto das instituições ornitológicas Portuguesas e estrangeiras, promover a divulgação do Periquito Ondulado, promover atividades de concurso e exposição de aves no país e no estrangeiro e promover ações de apoio à atividade de criação de periquitos ondulados.

O CPCPO surge como uma proposta séria de especialização, inovadora na forma como se apresenta e se faz comunicar, oferecendo aos seus sócios todas as condições para o desenvolvimento do hobby. Através da organização de concursos temáticos para os quais temos trazido os melhores e mais reputados juízes nacionais e internacionais o que permite que as nossas aves sejam julgadas pelos melhores e mais modernos métodos e concomitantemente aproveitamos a vinda a Portugal de criadores e juízes estrangeiros para aprender com estes através de julgamentos abertos ao publico assim como através de palestras.

Nos últimos anos a criação e exposição de periquitos desenvolveu-se a um ritmo excelente, devido ao trabalho sério de vários criadores, que construíram uma comunidade de partilha e conhecimento no qual o CPCPO se orgulha de ter sido o seu catalisador.

Este site utiliza cookies com objetivo de melhorar a sua utilização. Ao navegar no site está a consentir a sua utilização.