Os Caudas Claras

Autor: José Paulo Correia

Publicação: 26-01-2018

O Caudas Claras de fator simples é um tipo de Perolado ou Spangle cuja diminuição de melanina é tão pouca que os faz serem muito semelhantes aos periquitos normais com diferenças muito ténues nas asas e bem visíveis na cauda que é amarela ou branca com uma risca preta ao centro.

Os Caudas Claras surgiram no final do século passado em vários locais, sendo este nome ouvido pela primeira vez em Israel. É uma variedade dominante onde existem aves de fator simples e aves fator duplo onde a melanina é muito mais reduzida.

Quando começam a nascer as primeiras penas nas aves de fator simples, conseguimos distinguir estas aves apenas pela cauda que é clara, sendo o resto do corpo igual ao dos normais. Só quando a plumagem está quase completa é que se conseguem ver penas nas asas com o desenho dos perolados, embora com bastante melanina. Como acontece em todos os perolados, um pássaro com muita melanina não produz crias com a mesma quantidade de melanina. Na mesma ninhada podem aparecer aves com mais e com menos melanina que os progenitores. No entanto, os Caudas Claras com pouca melanina têm sempre mais melanina do que os outros tipos de Perolados. Como acontece com os outros Perolados, a quantidade de melanina é muito importante na seleção e na apresentação em concursos.

Nas fotos que se seguem podemos ver um Cinzento de Cauda Branca e o pormenor das asas com ligeiras marcas melânicas que quase não se notam quando as asas se encontram na sua posição normal.

Cauda Branca Azul Cobalto

de Duplo Fator

Estas aves não têm standard na COM ou na WBO e nesses concursos poderão concorrer nas classes de perolados clássicos, sendo fortemente penalizados em relação ao standard do perolado clássico devido ao excesso de melanina. No entanto existem clubes na Alemanha e na França que já reconhecem o standard desta variedade.

O CPCPO já tem standard para esta variedade e estas aves já poderão ser expostas nas suas exposições a partir de 2018 inclusive. Poderão consultar alguns desses standards nas linhas que se seguem ou todos os standards desta variedade na rubrica de standards.

Standard do Cauda Amarela Verde Claro

Standard do Cauda Amarela Verde Claro de Duplo Fator

Em poucas palavras podemos dizer que um Cauda Clara de fator simples é semelhante a uma ave Normal exceto nas retrizes que são claras com uma linha central preta. Um Cauda Clara de duplo fator é igual a um perolado de duplo fator exceto na cor do corpo que é mantida. Sendo assim, um azul cobalto de cauda clara de fator duplo é uma ave branca com o corpo em azul cobalto.

Este site utiliza cookies com objetivo de melhorar a sua utilização. Ao navegar no site está a consentir a sua utilização.