Arlequim Fosco

Autor: Didier Mervilde

Publicação: 15-12-2017

O primeiro Arlequim Fosco foi criado na Inglaterra por E.G. Illingworth. Mais tarde, a mesma "mutação" ocorreu nos EUA e foi o Dr. Travencek quem publicou uma foto em todo o mundo. Agora, podemos encontrar Arlequins Foscos, tanto quanto eu sei, na Inglaterra, nos EUA, nos Países Baixos, na Alemanha e na Bélgica.

O Arlequim Fosco existe há muito tempo e é muito provavelmente uma variante da mutação Arlequim Holandês. Ao pesquisar a literatura, encontrei um artigo publicado na edição de fevereiro de 1956 de "All Pets Magazine". O texto seguinte é um trecho de um artigo de W.L. Cotta: "Efeitos descritivos dos Arlequins Foscos"

• A cor é um pouco diluída

•As ondulações são tão fracas em alguns casos que se assemelham aos opalinos

• As rémiges são acinzentadas ou foscas em vez de amarelas ou brancas, apesar de aparecerem uma ou duas penas claras nas rémiges

• Têm uma mancha irregular na nuca

• Os machos mostram mais áreas foscas no manto, peito e asas do que as fêmeas

• O Arlequim Fosco é uma variedade dominante

• Os Arlequins Foscos normais mostram poucas penas foscas quando ainda estão no ninho. Alguns mostram apenas algumas penas claras na nuca até à primeira muda

• Esses Arlequins Foscos normais mostram geralmente a cor do corpo nas asas, semelhante ao padrão opalino

• Os machos às vezes têm as penas maiores da cauda pretas ou azuis com uma borda amarela ou branca como nos Perolados. Depois da primeira muda estas penas ficam amarelas ou brancas puras

• As fêmeas mostram nas asas penas acinzentadas e verdes ou azuis nos normais, mesmo sem qualquer efeito fosco. Os seus filhos mostrarão um efeito bastante distinto de Arlequins Fosco.

• Cruzamentos com Arlequins Dinamarqueses ou Recessivos produziram um Arlequim Fosco em que áreas geralmente coloridas no são divididas em "lantejoulas"

• Acredito que os Claros de Olhos negros possam ser obtidos a partir de cruzamentos de Arlequins Foscos portadores de Arlequim Recessivo com Arlequins Recessivos, embora ainda não o tenha feito

• Os Arlequins Foscos são claramente um tipo de mutação distinto de todas as outras variedades

Eu também apresento um resumo antigo sobre os Arlequins Fosco:

- O Arlequim Fosco, considerado por muitos como o mais bonito de todos os periquitos, exibe um verdadeiro encontro com a falta de melanina. O pássaro fosco mostra uma intrusão de cor do corpo nas bochechas, na parte de trás da cabeça, no pescoço e nas asas. Nestas aves, os bordos claros ou brancos claros bem definidos misturam-se com as áreas de melanina mais escuras, e em alguns pássaros, a cor verde ou azul da cor do corpo torna-se parte do fosco como uma intrusão definitiva da cor do corpo. Esses pássaros podem ser melhorados se forem Opalinos ou Perolados. Em duas ocasiões, alertei os juízes que desqualificaram espécimes tão bonitos por causa dessa intrusão de cor do corpo.

- Esta variedade acrescenta interesse e beleza quando os seus genes são combinados com os dos Arlequins Recessivos (Dinamarqueses). O Arlequim Fosco portador de Arlequim Recessivo quando acasalado com um Arlequim Recessivo produzirá pássaros normais / Arlequim recessivo, Arlequins Fosco / Arlequins Recessivos, Arlequins Recessivos e Amarelos e Brancos de olhos escuros.

- A reprodução, sempre foi uma "questão de sorte". Às vezes, os Opalinos parecem ajudar. Normalmente, o uso de Arlequins Recessivos ajuda. Em inúmeros ensaios, nada parece produzir alguns dos melhores exemplos de foscos. Parece que tudo depende de onde os genes se alinham no momento em que as células se dividem e depois se reúnem para a nova ave. Faz sentido que o acasalamento de Foscos com Foscos deve aumentar a oportunidade de uma formação desejada. Os cruzamentos de teste nos darão a resposta.

Arlequins Foscos no meu aviário

Eu nunca cruzo Opalinos ou Canelas com meus Arlequins Foscos. Alguns criadores não têm a mesma ideia. Para manter a minha herança genética dos meus Arlequins Foscos eu uso apenas fêmeas normais para desenvolver os meus Arlequins Foscos. Para manter a maravilhosa cor de um pássaro geado, eu nunca uso pássaros com fator cinzento

Porque a reprodução dos Arlequins Foscos é Dominante, podem-se obter pássaros de fatores simples e duplo.

Casal Expetativas de crias
1 Arlequim Fosco (fator simples) x Normal 50% Arlequim Fosco (FS)
50% Normais
2 Arlequim Fosco (fator duplo) x Normal 100% Arlequim Fosco (FS)
3 Arlequim Fosco (FD) x Arlequim Recessivo 100% Arlequim Fosco / Arlequim Recessivo
4 Arlequim Fosco (FS) / Arlequim Recessico x Arlequim Fosco (FS) / Arlequim Recessivo 12,5% Claros de Olhos Escuros
6,25% Arlequim Fosco (FD)
6,25% Arlequim Fosco (DF) / Arlequim Recessivo
25% Arlequim Fosco (FS)
25% Arlequim Fosco (FS) / Arlequim Recessivo
12,5% Normais
12,5% Normal/Arlequim Recessivo

 

© Didier Mervilde. Autorização necessária para usar links ou qualquer forma de reprodução.

Este site utiliza cookies com objetivo de melhorar a sua utilização. Ao navegar no site está a consentir a sua utilização.