O Arlequim Holandês

Autor: Didier Mervilde

Publicação: 24-11-2017

Esta é uma mutação com falta de informação. Apareceu por volta de 1940 na Bélgica e nos Países Baixos. A mutação não é muito popular entre a maioria dos criadores, sem nenhum motivo. Alguns chamam-na de Rémiges Claras Continental, mas isso é, na minha opinião, um nome errado. A palavra Continental significa que a Europa (o continente), e Rémiges Claras significa que as rémiges são brancas ou amarelas, o que nem sempre é o caso de um Arlequim Holandês. Outros consideram que os Rémiges Claras Continentais são uma forma seletiva dos Arlequins Holandeses. Não há provas disso.

Na maioria dos Arlequins Holandeses, as marcas de arlequim estão no peito e pescoço (veja fotos). Eles têm os olhos pretos com a íris branca. Os machos têm a cera azul e mostram marcas mais arlequins do que as fêmeas. O preto nas asas parece menos intenso do que nos pássaros normais e alguns pássaros têm as marcas das asas foscas. Os criadores de Claros de Olhos Negros usam Arlequins Holandeses em combinação com Arlequins Recessivos para obter os Claros de Olhos Negros. Ao fazer isso, eles criam Arlequins Holandeses portadores de Arlequins Recessivos e alguns dessas portadores não possuem a íris branca.

Os Claros de Olhos Negros são brancos ou amarelos ouros, sem qualquer marca, as patas cor-de-rosa e os machos têm a cera rosada como os Arlequins Recessivos.

Como a variedade Arlequim Holandês é dominante, então temos pássaros de fator simples e de duplo fator.

Reprodução

Casal Expetativas de crias
1 Arlequim Holandês (fator simples) x Normal 50% Arlequim Holandês (FS)
50% Normais
2 Arlequim Holandês (fator duplo) x Normal 100% Arlequim Holandês (FS)
3 Arlequim Holandês (FS) x Arlequim Holandês (FS) 25% Arlequim Holandês (DF)
50% Arlequim Holandês (FS)
25% Normais
4 Arlequim Holandês (FD) x Arlequim Holandês (FS) 50% Arlequim Holandês (FD)
50% Arlequim Holandês (FS)
5 Arlequim Holandês (FD) x Arlequim Holandês (FD) 100% Arlequim Holandês (FD)


Comparação entre vários tipos de arlequins

Arlequim Holandês

Arlequim Recessivo

Arlequim dominante FS

Arlequim dominante DF

Arlequim fosco

Mottled - transmissão poligénica

Arlequim Holandês

Arlequim Recessivo

Claros de olhos negros

Rémiges Claras versus Arlequim Holandês

Para explicar a diferença entre os Rémiges Claras e o Arlequim Holandês, usei o standard da WBO.

Clique AQUI para consultar a comparação dos standards destas variedades na cor Verde Claro.

Como podemos ler nos standards da W.B.O., a diferença entre os Rémiges Claras e os Arlequim Holandês está situada em apenas um item: cor de fundo do corpo. Pessoalmente, eu tenho alguns problemas com isso. Seria melhor a aceitação de Arlequins Holandês que as asas principais e as penas da cauda pudessem ser amarelas ou brancas e normais.

Nas exposições, não vemos muito aves com esta mutação e, como escrevi em muitos artigos, o nome Rémiges Claras e Arlequim Holandês foi usado para diferentes mutações e isso é um problema. Um Rémiges Claras não é um Arlequim Holandês. Algumas pessoas dizem ainda que as rémiges dos Arlequins Holandês têm o mesmo desenho dos Arlequins Recessivos. Muitas coisas para pensar...

Deixem-nos manter as coisas simples usando o standard da W.B.O. adicionando a minha proposta sobre as rémiges. Não podemos perder essa mutação.

 

© Didier Mervilde. Autorização necessária para usar links ou qualquer forma de reprodução.

Este site utiliza cookies com objetivo de melhorar a sua utilização. Ao navegar no site está a consentir a sua utilização.