Lavagem de um periquito para exposição

Autor: Salvador Riambau Ramon

Publicação: 10-11-2017

Kor Zegelaar foi muito amável em me ensinar como é que ele lava os seus periquitos. Ele é um especialista, depois de já ter lavado centenas ou milhares de periquitos.

A água deve ser temperada, puxando para o quente. Para lavar, você precisa de um pincel de pelos macios e champô para bebés ou animais. Hoje existem produtos específicos para canários brancos que certamente também irão efetuar um excelente trabalho.

Para que tudo corra bem, devemos iniciar este procedimento um mês antes do concurso ao qual queremos apresentar o periquito, com lavagens semanais e pulverizações diárias com água morna. Este processo deve terminar três ou quatro dias antes do concurso com uma nova lavagem com champô para bebés.

Nas últimas fotos poderá observar os periquitos logo após a lavagem. Por vezes até nem se parecem com periquitos aparentando mudar inclusivamente de cor.

Um diluído cinzento após ter sido lavado e depois de seco

A necessidade de efetuar a lavagem aos periquitos

Algumas pessoas podem pensar que não temos a necessidade de lavá-los para levar os periquitos a concurso. Quem pensa assim não os lave. Mas há uma diferença subtil entre um periquito lavado e aquele que não o for. Na maioria das vezes, isso não os ajudará muito para que obtenha uma melhor classificação, uma vez que existem muitos outros fatores que influenciam e a qualidade é sempre o que mais conta, mas se o juiz estiver na dúvida entre o nosso periquito que foi lavado e outro que não o foi, então, se esse poder ser o último impulso para que o nosso possa ganhar uma posição. Com o que, no final, poderá ser a diferença entre ser o 1º ou o 2º.

Um azul celeste onde se pode observar uma mancha de sangue na cabeça, o mesmo pássaro depois de ser lavado e o mesmo pássaro depois de seco.

Este é um caso muito óbvio de necessidade de efetuar a lavagem, mas em todos os casos é necessário. A preparação dos periquitos é muito importante e a lavagem é o último toque que os criadores podem fazer para poder ajudá-los.

Embora a preparação comece mesmo antes que os bebés saem do ninho, acostumados a não ter medo das pessoas, dessa forma começamos a habituá-los a relaxar nas gaiolas da exposição e à frente do juiz, que é o único que valorizará as suas qualidades e defeitos e se o nossa periquito irá ganhar ou não.

Este site utiliza cookies com objetivo de melhorar a sua utilização. Ao navegar no site está a consentir a sua utilização.