Bicho da farinha ou “Tenébrios” para as suas aves

Autor: Bob Wilson

Publicação: 02-03-2018

Os aminoácidos, e as proteínas sintetizadas a partir deles, são necessários para a produção de penas, ossos, hormonas, músculos e enzimas. A proteína pode ser usada também como fonte de energia.

Para maximizar o crescimento do corpo e das penas dos periquitos de exposição, penso que eles precisam de uma boa mistura de proteína vegetal e animal.

Os Tenébrios são uma excelente fonte de proteína animal que são fáceis de produzir nas quantidades necessárias para fornecer aos seus pássaros regularmente.

Os periquitos adoram o bicho da farinha devido ao seu sabor... especialmente os vivos.

Eu utilizo Tenébrios vivos criados em casa para alimentar os periquitos de voadouro e de gaiola, e opto por Tenébrios liofilizados nas gaiolas de reprodução.

Se não lhe agradar a ideia de criar os seus próprios bichos da farinha, poderá encontrá-los liofilizadas na maioria das lojas de ração para aves.

Basta embeber as minhocas liofilizadas em água morna por 5-10 minutos, até que elas ensopem.

As minhocas são fáceis de crescer. Eu comprei 1.000 há mais de 3 anos e a "colónia" ainda está viável. São alimentadas 2-3 vezes por semana.

A nossa “colónia” reproduz-se num alguidar de plástico. Tudo o que precisa é de fornecer farelo de trigo ou de aveia e restos de vegetais, para a alimentar a cada dois dias. Eu utilizo pepino em fatias, hastes de brócolos, talos de couve-flor, maçã e qualquer outra fruta ou vagens “húmidas”.

Quando decidir alimentar os seus periquitos com as minhocas, separe-as e coloque-as em farelo de aveia durante 24 horas para ajudar a limpar o seu trato digestivo.

Eu coloco as minhocas vivas num prato fundo, de forma a não permitir que escapem. Esteja ciente de que as minhocas têm um ciclo de vida.

Ao eclodirem são vermes, depois transformam-se em besouros, os quais, por sua vez, colocam ovos e, eventualmente, morrem.

Depois dos besouros morrerem, a colónia ficará “dormente” até os ovos começarem a eclodir. Não cometa o erro de eliminar os resíduos poeirentos e o fundo do alguidar, pois estará a desperdiçar milhares de ovos que aguardam o momento de eclodir.

Este site utiliza cookies com objetivo de melhorar a sua utilização. Ao navegar no site está a consentir a sua utilização.