Fónio, a nova semente milagrosa?

Autor: Bob Wilson

Publicação: 09-02-2018

Quando visito outros criadores, fico sempre atento aos produtos naturais que eles utilizam e se os posso fornecer aos meus pássaros por forma a complementar a sua alimentação, e se oferecem um benefício específico ou se são uma alternativa aos medicamentos.

Durante as minhas visitas ao criador Maarten Heylen na Bélgica e a outros criadores na Holanda, Alemanha e Suíça durante o mês de maio de 2016, notei que muitos deles forneciam às suas aves uma semente castanha muito pequena que eu nunca tinha visto.

No aviário de Maarten Heylen, foi o local onde vi pela primeira vez a semente chamada "Fónio" a ser fornecida num prato individual na voadeira das aves bebés. Os pássaros preferiam o Fónio em detrimento de outras sementes que tinham disponíveis, talvez eles gostassem do sabor, ou sentissem que a semente continha nutrientes essenciais para o seu bem-estar.

Maarten explicou-me os benefícios do Fónio, que além do seu valor nutricional, tinha propriedades naturais que prevenia a coccidiose.

O que é Foniopaddy?

Foniopaddy é uma semente de grama natural cultivada em plantações no Uganda.

Os grãos de Fónio fazem parte da família do milho. Na verdade, o fónio tem as sementes mais pequenas desta família. O nome é derivado de foño da linguagem nativa do povo de Wolof que é usada no Senegal, Gambia e Mauritânia. Este milhete é colhido no espaço de 6-8 semanas após a sementeira, sendo o cereal de maturação mais rápida do mundo.

Como outros cereais, o Fónio é rico em hidratos de carbono, o que faz dele um bom alimento energético.

Composição do Fónio em comparação com outros cereais:

A sua composição rica em hidratos de carbono, proteínas e gorduras pode ser comparada à do Sorgo. Os grãos de Fónio também são ricos em vitamina B e minerais como cálcio, ferro e fósforo. Contêm uma boa quantidade de aminoácidos e cerca de 10% do peso do cereal são proteínas.

O teor de proteínas da sua composição oferece um vasto leque de aminoácidos essenciais. Quando comparado com os aminoácidos dos ovos, mostra que, embora os ovos ofereçam mais lisina em relação ao fónio, o fónio é superior em outros aminoácidos como isoleucina, valina, triptofano, treonina, fenilalanina, leucina e cistina.

O Fónio é mais rico em cálcio, magnésio, zinco e manganês do que a maioria das outras sementes.

Saúde e valor nutricional das sementes de Fónio:

• Extremamente rico em aminoácidos e ferro;

• O grão descascado de fónio contém 8-10% de proteínas, 85% de hidratos de carbono, 4% de gorduras e 1% de cinzas;

• Os grãos Fónio são muito ricos em metionina, cistina e outros aminoácidos que desempenham um papel vital na nutrição da saúde; esses nutrientes estão em falta nos principais cereais de hoje;

• A análise da proteína do fónio branco em comparação com um ovo inteiro é 7,3% de metionina, 46% de lisina, 72% isoleucina, 90-100% de valina, triptofano, treonina e fenilalanina, 127% de leucina; 175% do enxofre total e 189% para metionina.

O Fónio e a Coccidiose:

Mais de três anos de estudos sob supervisão veterinária provaram que o Fónio diminui drasticamente a coccidiose. Em aves infetadas com coccidiose e as suas fezes analisadas, após uma semana a ingerirem semente de Fónio, as suas fezes foram analisadas novamente e a coccidiose já não se encontrava presente.

Como usar o Fónio:

Durante a primeira semana, permita que os pássaros determinem o quanto eles querem comer. Após a semana inicial, forneça a cada ave uma colher de chá de Fónio por semana.

Nos voadores maiores com 30 a 40 aves devem ser fornecidas duas a três colheres de sopa por semana.

O Fónio deve ser fornecido num recipiente individual, como Maarten Heylen e os outros criadores fazem, em virtude da sua estrutura ser muito fina com que faz que o fónio de afunde por debaixo das outras sementes, ficando assim inacessível para as aves.

O que é Coccidiose?

A Coccídea é um parasita microscópio que vive no intestino delgado das aves; os seus ovos são passados pela ave e permanecem nas fezes da mesma, espalhando-se através dos seus ovos de casca dura e de longa vida. Eles podem causar uma série de problemas para as aves, incluindo diarreia com ou sem sangue, perda de peso, falta de apetite, doença prolongada e morte nos jovens.

Acredita-se que a coccidiose pode ser contraída por alimentos ingeridos com fezes infetadas ou ovos. Fónio dá um tratamento natural, não químico e preventivo.

A minha experiência com o Fónio:

Infelizmente não consegui comprar semente de Fónio durante a minha estadia na Bélgica. Em todos os armazéns que visitamos estava temporariamente esgotada. Maarten Heylen foi muito gentil e ofereceu-me um pacote com sementes de fónio, por forma a poder experimentar com as minhas aves.

Quando voltei para Kansas City, os meus pássaros estavam todos em descanso no voador. Então forneci-lhe o fónio num prato, que coloquei no chão da voadora, inicialmente apenas algumas colheres de chá cheias. Não demorou muito para que os pássaros a experimentassem e no espaço de algumas horas, toda a semente tinha sido consumida.

Nos dias seguintes, outras seis colheres de chá cheias foram adicionadas ao prato. Em poucos dias os pássaros estavam todos a começar por escolher em primeiro lugar o novo fónio assim que esta era colocado no prato, à semelhante do frenesim que faziam quando lhes colocava papa ou vegetais.

Para garantir que eles não se tornavam viciados no Fónio, como eles fizeram com alguns suplementos ao longo dos anos, a quantidade de cada dia foi mantida em seis colheres de chá.

Observações:

Tenho sido afortunado nos últimos anos e raramente tenho tido aves doentes, talvez porque eu ocasionalmente introduzo novos cruzamentos, e quando o faço, deixo sempre as aves de quarentena e uso alguns suplementos / medicações de precaução.

Na altura verifiquei que haviam aves que tinham o nariz húmido e as penas manchadas e que exigiam alguma atenção, após alguns meses de consumirem fónio tudo isto desapareceu.

Eu também notei que os pássaros mais jovens (ano atual) se desenvolveram e muscularam mais rápido, embora isso possa ter sido influenciado pelo Fónio, também pode ser atribuído à nova mistura de sementes que atualmente uso.

Onde comprar Fónio:

Para minha surpresa, enquanto o Fónio branco com casca, está disponível nos EUA para consumo humano, o "grão cru" adequado para as aves não está disponível. Na verdade, ele está atualmente numa lista de importação restrita.

O Fónio está disponível em alguns fornecedores on-line em outros países, e dependendo de onde você habita, pode ser enviado em pacotes de 1kg com custos de transporte razoáveis.

Comentários:

Se não conhece o Fónio, sugiro que experimente fornece-lo às suas aves. Não é barato, mas os seus benefícios em ajudar a manter a saúde de seus pássaros valem a pena.

Nota do CPCPO:

Em Portugal o Fónio é distribuido pelo nosso parceiro Exotil Maltez.

Este site utiliza cookies com objetivo de melhorar a sua utilização. Ao navegar no site está a consentir a sua utilização.