Apresentação

A Ornitologia, entre os seus vários aspetos, é sobretudo um hobby de paixões.

Em 1983 um grupo de sócios da Associação dos Avicultores de Portugal e criadores de periquitos ondulados, os chamados “periquitos ingleses”, espécie australiana, mas desenvolvida em Inglaterra (sobretudo a partir do 2º quartel do sex. XX) e que se destacam pelo seu tamanho e postura, decidiram unir-se e pôr mãos à obra de desenvolver esta ave no panorama ornitológico nacional.

Num contexto desfavorável quer ao nível do dirigismo associativo, fortemente dedicado à canaricultura, quer na forma como eram vistos os periquitos ondulados, aves pouco interessantes e rentáveis, este grupo de entusiastas, constitui no seio da AAP, a Comissão Técnica para o Desenvolvimento do Periquito Ondulado de Exposição, formada inicialmente pelos criadores: Carlos Castro, José Luis Figueiredo, José Paulo Correia e Vitor Amorim. A estes se foram juntando outros, tais como Fernando Madeira e Armando Cerezo, que juntamente com os dois últimos referidos, constituíram em 1987, os sócios fundadores do Clube Português de Criadores de Periquitos Ondulados, o primeiro clube temático ornitológico português.

Desde 1983 ocorreram várias atividades de formação e exposições, promovendo o progressivo aumento da qualidade das aves, como das competências dos criadores. Procurou-se pela primeira vez a tematização como solução para um melhor desenvolvimento ornitológico.

Em 2017 o CPCPO renasceu, fruto da necessidade e da vontade de um grupo de 14 criadores empenhados em consolidar esse desenvolvimento e sobretudo possibilitar a todos os interessados neste hobby as condições necessárias para uma atividade salutar.

Nos últimos anos o hobby conseguiu desenvolver-se em ritmo excelente, devido ao trabalho sério de vários criadores, que construíram uma comunidade de partilha e conhecimento e ainda, das exposições temáticas realizadas com o propósito da sua divulgação, onde se destaca a PSITAPOR.

O CPCPO surge como uma proposta séria de especialização, inovadora na forma como se apresenta e se faz comunicar, oferecendo aos seus sócios todas as condições para o desenvolvimento do hobby, sem descurar uma vertente socializante e integradora, juntando criadores, amigos e famílias em atividades lúdicas, promovendo o livre exercício da cidadania.

Este site utiliza cookies com objetivo de melhorar a sua utilização. Ao navegar no site está a consentir a sua utilização.