Prémios Que Contam Uma História, os novos prémios nas exposições do CPCPO

Publicação: 22-08-2025

O CPCPO decidiu lançar novos prémios nas exposições do clube com o objetivo de promover o desenvolvimento de variedades menos comuns intitulado «Prémios que contam uma história», diversificando os prémios nas exposições. Os prémios destinam-se a premiar os criadores das melhores aves de uma variedade ou de um grupo de variedades, tendo como base as classificações nas exposições do CPCPO e a história que se pretende contar são precisamente os vencedores ao longo de um determinado tempo desse troféu.

Esses prémios são constituídos por um troféu oferecido por um criador ou qualquer entidade e fica na posse do criador vencedor até à próxima exposição. Na próxima exposição, o criador vencedor fica na posse do mesmo troféu até a próxima exposição e assim por diante. Cada expositor vencedor inscreve do troféu a data da exposição e o seu nome. O primeiro expositor que vencer esse prémio quatro vezes fica na posse do troféu em definitivo, terminando a história deste troféu.

O criador que propõe o troféu à direção do CPCPO, deve indicar a espécie (periquito do porte ou cor) e a variedade ou grupo de variedades a que o mesmo se destina. Depois de aprovado, o troféu deve ser entregue à Direção do CPCPO e devidamente publicitado, o troféu e quem o ofereceu, em todas as exposições do CPCPO, bem como o seu vencedor.

O vencedor do troféu é o expositor com a ave mais bem classificada na variedade ou grupo que corresponde o prémio. Se o troféu corresponder a um grupo, o vencedor é o mesmo que venceu o grupo numa exposição. Se não for, o juiz deverá escolher a melhor ave para o prémio quando estiver a julgar o grupo. Assim, por exemplo, se existir um prémio para o melhor Periquito de Cor Corpos Claros do Texas e se não for uma ave desta variedade que ganhe o grupo, o juiz também deve escolher a melhor ave do grupo de Corpos Claros do Texas para se atribuir o vencedor desse troféu, uma vez que esse grupo inclui outras variedades corpos claros.

Os primeiros troféus desta categoria aprovados foram para a melhor ave do grupo de Diluídos/Asas Cinzentas/Asas Claras de Periquitos de Porte, oferecido pelo sócio Leonel Gonçalves o para a melhor ave do grupo de Fulvos de Periquitos de Cor, oferecido pelo sócio Bruno Caetano. Estes prémios serão incluídos nas exposições do CPCPO em 2025.

Com este troféu, o CPCPO pretende premiar o trabalho de criadores de periquitos de variedades menos comuns, promovendo o seu trabalho e evidenciando-o nas exposições do clube. Ao mesmo tempo, promove as exposições do clube e a qualidade das aves.

Video promocional

Este site utiliza cookies com objetivo de melhorar a sua utilização. Ao navegar no site está a consentir a sua utilização.