Variedades dominantes

Nas variedades dominantes, as aves com um alelo de uma determinada variedade, têm essa variedade visível. Essas variedades serão visíveis em pelo menos 50% das crias dessa ave, independentemente da variedade do parceiro.

Nestas variedades não há portadores mas existem aves de fator simples (FS) ou fator duplo (FD). Existem variedades em que as aves com um fator são diferentes das aves com dois fatores, chamando-se a estas variedades, Dominantes Incompletas.

São Dominantes Incompletas as variedades Face Amarela, Fator Escuro, Perolado, Antracite, Arlequim Australiano, Arlequim Holandês, Rémiges Claras e Violeta.

As restantes variedades dominantes, as aves com um fator são visivelmente iguais às aves com dois fatores e são o Cinzento, os Corpos Claros Easley e o fator Poupa.

Resultados esperados

Se chamarmos 1f a um ave com fator simples de uma variedade dominante e 2f a uma com fator duplo ou de duplo fator e Normal a uma ave que não possua essa característica, temos a possibilidade de vários tipos de acasalamento e os seus resultados que a seguir se indicam:

Casal Expetativas de crias
1 Dominante (um fator) × Normal 50% Dominante (1f)
50% Normais
2 Dominante (dois fatores) × Normal 100% Dominantes (1f)
3 Dominante (1f) × Dominante (1f) 25% Dominante (2f)
50% Dominante (1f)
25% Normais
4 Dominante (2f) × Dominante (1f) 50% Dominante (1f)
50% Dominante (2f)
5 Dominante (2f) × Dominante (2f) 100% Dominante (2f)

Fotos de aves com variedades dominantes:

Toque nas fotos para ver todas as fotos com descrição
Este site utiliza cookies com objetivo de melhorar a sua utilização. Ao navegar no site está a consentir a sua utilização.