A posição do CPCPO na ornitologia nacional

O CPCPO nasceu da necessidade da existência de um clube dedicado ao Periquito Ondulado e aos seus criadores em Portugal.

A reativação do clube decorreu da vontade de 14 criadores com o objetivo de promover a criação destas aves dando as ferramentas adequadas aos criadores para desenvolverem da melhor maneira a sua atividade.

Tendo tomado esta decisão era fundamental posicionarmo-nos no panorama da ornitologia nacional e internacional. Decidimos não nos filiarmos em nenhuma federação nacional porque a breve prazo nos tornaríamos num clube como os outros que existem em Portugal. As federações nacionais continuam vocacionadas para a criação de canários (com todo o respeito que essas aves e os seus criadores nos merecem). São filadas na COM, entidade vocacionada para os criadores de canários e sem expressão juntos dos melhores criadores internacionais. Um exemplo disso são as exposições. São realizadas nas alturas apropriadas aos canários e têm durações inadequadas às aves que criamos. Por outro lado, nas exposições teríamos de nos sujeitar às normas COM e aos juízes formados pelas normas da COM e que alguns nem sequer cumprem os requisitos da própria organização já que temos juízes a julgarem periquitos em Portugal que não criam periquitos e que estão a julgar nas exposições nacionais e a darem formação a novos juízes. Se o clube quer fazer exposições de qualidade não pode permitir que venham julgar essas exposições juízes que não reúnam as condições básicas para o poderem fazer de forma correta sem defraudar as justas expectativas de criadores e organizadores. A não filiação do clube numa federação implica a emissão de anilhas próprias e que provavelmente irá implicar a não-aceitação das nossas anilhas para a participação nas suas exposições. Para colmatar esta dificuldade o clube irá realizar anualmente no mínimo duas exposições tentando que as mesmas sejam julgadas por juízes estrangeiros de reconhecido valor e isenção, sendo as anilhas do CPCPO aceites em eventos não organizados pela COM como o Campeonato Europeu de Periquitos que decorre anualmente em Karlsruhe e é considerado um dos melhores eventos ligados aos periquitos a nível mundial. Iremos permitir nas nossas exposições anilhas de outras entidades ornitológicas. Outras das vantagens de não sermos filiados em federações é termos as anilhas mais baratas e de melhor qualidade em Portugal e as únicas que cumprem as medidas definidas pela WBO e pela própria COM.

Internacionalmente tentaremos filiarmo-nos em associações internacionais ligadas aos periquitos, assim como encetar uma estreita cooperação com clubes de periquitos da vizinha Espanha.

Este site utiliza cookies com objetivo de melhorar a sua utilização. Ao navegar no site está a consentir a sua utilização.