A domótica aplicada à criação de aves

Autor: José Paulo Correia

Publicação: 27-07-2023

A palavra domótica deriva do francês da junção de domus (casa) com immotique (automático). É um termo usado para caracterizar a integração de mecanismos automáticos num espaço residencial, funcionando através do wi-fi.

Desde que no local onde as nossas aves estão instaladas esteja coberto por uma rede wi-fi podemos usufruir com bastante facilidade das vantagens destes equipamentos. Através de uma aplicação instalada num smartphone ou num tablet podemos controlar integralmente todos os dispositivos necessários e que podem facilitar a vida dos criadores de aves.

A existência de acesso a uma rede wi-fi é determinante no uso destas funcionalidades. Sem ela não poderemos controlar estes equipamentos. Se a rede wi-fi não existir nas instalações há soluções que permitem melhorar o sinal onde se destacam as redes mesh que usam routers ligados ao router do operador de internet sem necessidade de ligação com fios e que permitem criar uma só rede maior, com mais qualidade e possibilidade de ligação a um maior número de dispositivos.

Para além dos alarmes, videoporteiros, interruptores, detetores de movimento ou medidores de temperatura existentes no mercado, para a nossa atividade de criadores, os dispositivos mais importantes são as lâmpadas inteligentes, tomadas inteligentes e as camaras wi-fi.

As lâmpadas inteligentes são lâmpadas LED, têm normalmente o casquilho E27 com uma potência até 60W. A facilidade destas lâmpadas está na possibilidade de as podermos ligar ou desligar através do telefone, de variar a intensidade da luz de 1% a 100%, de podermos programar quando se ligam ou desligam automaticamente e também a intensidade da luz. Existem algumas que podemos programar a cor da luz. Podemos, por exemplo, programar uma lâmpada para simular o nascer do sol aumentando a intensidade da luz de 3 em 3 minutos até aos 100%, deixando-a ligada durante o dia e à noite simular o pôr do sol, indo diminuindo a intensidade da luz, apagando-a ou mantendo a intensidade a 1% para ter uma luz de presença durante a noite. As lâmpadas inteligentes têm um custo médio de 10 a 15 euros dependendo das suas características e marca.

As tomadas inteligentes permitem-nos que as programemos para serem ligadas e desligadas a determinadas horas. Podem ser usadas para ligar equipamentos como extratores ou lâmpadas que estejam no circuito. Eu, por exemplo, uso uma tomada para controlar as duas lâmpadas LED de 100W que tenho nas instalações. Estão ligadas durante o dia. Nas tomadas não se pode variar a intensidade. Tenho uma lâmpada inteligente que se liga 1 minuto antes das outras e que faz a simulação do pôr do sol, mantem-se ligada com 1% durante a noite e depois simula o nascer do sol. Desliga-se 1 minuto após as lâmpadas que ficam ligadas durante o dia. As tomadas inteligentes custam entre 13 e 16 euros, dependendo da amperagem ou do fabricante. Para usar tomadas ligadas a lâmpadas bastam 10 amperes, mas se usadas com extratores, por exemplo, devem ter 16 amperes.

As câmaras wi-fi são câmaras de vigilância que podemos usar para observar as nossas aves quando não estamos presentes nas instalações, permitindo a sua observação sem a influencia da nossa presença. Estas câmaras necessitam, de ligação à corrente elétrica, sendo a transmissão das imagens através do wi-fi. Permitem a sua fixação ao teto e podem rodar horizontalmente 360º, podendo também ser manipuladas verticalmente. A observação do vídeo pode ser feita durante o dia ou noite através de infravermelhos instalados na câmara. A manipulação da câmara é feita exclusivamente através do smartphone ou tablet. Estas câmaras podem ser programadas para detetar movimento de pessoas e sermos avisados se houver deteção de pessoas no aviário através do telemóvel. Os movimentos das aves não estão incluídos nestes avisos. Permitem também a comunicação de voz entre a câmara e o telemóvel. Com todas estas características estas câmaras custam a partir de 25 euros, dependendo das suas características e fabricante.

A instalação destes equipamentos é feita numa aplicação instalada no smartphone ou tablet e é fornecida pelo fabricante dos equipamentos. Por isso, antes de comprarmos os equipamentos devemos escolher o fabricante para que os possamos controlar todos através da mesma aplicação. As aplicações são semelhantes para as diferentes marcas, mas se tivermos 3 equipamentos de marcas diferentes teremos de ter instaladas 3 aplicações. Ao contrário, podemos ter muitos equipamentos controlados por uma única aplicação. Cada equipamento, quando instalado na aplicação, fica ligado ao wi-fi. Temos de ter em conta o número máximo de equipamentos que se podem ligar ao router. As redes mesh permitem um número de equipamentos ligados muito superiores ao do router do fornecedor de internet. A título de exemplo um router wi-fi 6 fornecido pelos principais operadores permite a ligação a 100 equipamentos, mas os da geração anterior permitem 32 equipamentos. Estes equipamentos compreendem os computadores portáteis, smartphones, tablets, bem como aqueles que estamos aqui a tratar. Na maioria dos casos, mesmo com o wi-fi desligado, as lâmpadas e tomadas inteligentes funcionam com a programação estabelecida. Outra vantagem destes equipamentos é que podemos aceder a todos eles e manipulá-los mesmo que não estejamos em casa.

No meu caso uso equipamentos da marca TP-Link que é o maior fornecedor de equipamentos wi-fi a nível mundial e que é vendido na grande maioria de estabelecimentos de venda de equipamentos eletrónicos. Uma lâmpada, uma tomada e uma camara custaram cerca de 50 euros.

Existem outros dispositivos inteligentes como interruptores inteligentes ou monitores de temperatura e humidade inteligentes que se podem instalar e se adaptam à nossa atividade e que podem adquiridos nas mesmas lojas de artigos eletrónicos e das mesmas marcas e inseridos no tema domótica. Basta consultar os sites de lojas vendedores de artigos eletrónicos para saber os aparelhos existentes e respetivos preços.

Esta tecnologia é muito interessante e útil para a nossa atividade de criação de aves e pode ser facilmente adaptada às necessidades e à imaginação de cada criador.


Todos os direitos reservados ©

Não é autorizada a reprodução total ou parcial deste artigo sem autorização expressa do seu autor.

Este site utiliza cookies com objetivo de melhorar a sua utilização. Ao navegar no site está a consentir a sua utilização.